Sete Verdades para Fortalecer o Matrimônio

24/05/2011 15:44

 

SETE VERDADES PARA FORTALECER O MATRIMÔNIO

 

Quando Deus criou o homem, em Sua mente havia exclusivamente a felicidade e a prosperidade do ser humano.

O matrimônio deve ser edificado com fundamentos sólidos.

A base fundamental de um lar é a BÍBLIA, a PALAVRA DE DEUS.  Mateus 7: Ouvir a Palavra e colocá-la por obra

 

Provérbios 9:1-6

“A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas; já imolou as suas vítimas, misturou o seu vinho, e preparou a sua mesa.  Já enviou as suas criadas a clamar sobre as alturas da cidade, dizendo: Quem é simples, volte-se para cá. Aos faltos de entendimento diz: Vinde, comei do meu pão, e bebei do vinho que tenho misturado. Deixai a insensatez, e vivei; e andai pelo caminho do entendimento”.

 

 “Lavrou suas sete colunas”:  São as sete verdades que fortalecem o matrimônio e ajudam a desfrutar de um lar feliz.

 

“A sabedoria imolou suas vítimas”.  Significa o sacrifício que fez Jesus na Cruz do Calvário.  Qualquer um que deseje ter um lar feliz deve passar pelo sacrifício da cruz, a obra redentora de Jesus no monte do calvário.

 

“Misturou seu vinho”.  O vinho simboliza o gozo dado pelo Espírito Santo.  Deus dá o gozo ao esposo e a esposa e esta mistura produz uma verdadeira felicidade.

 

“Preparou sua mesa”.  Deus prospera o lar

 

“Enviou suas criadas”.  Desfrutam de criadagem???? e companheira

 

“Sobre as alturas da  cidade dominou.”  Seu lar é um exemplo.  É como uma cidade situada sobre uma grande montanha, que não pode ser escondida e por sua vez diz aos néscios

 

“Venham cá, aprendam conosco”.

 

E aos imprudentes diz: “Vinde, comei do meu pão, e bebei do vinho que tenho misturado”.  Seremos um exemplo para as famílias que estão em crise.

 

“Deixai a insensatez, e vivei”.  É lamentável ver que na maioria dos lares são  mais as insensatezes cometidas que as verdades praticadas.

 

“E andai pelo caminho do entendimento”.  Um lar onde há entendimento é um lar que caminhará à luz da Palavra de Deus, como disse o salmista: “lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para o meu caminho”.

 

1ª VERDADE. SEU MATRIMÔNIO É UMA BÊNÇÃO.

 

A bênção começa com harmonia espiritual (amor, afeto, carícias)

 

Deus abençoou Adão e Eva, Enoque, Noé e sua família, Abraão e sua família, Moisés, Josué, o carcereiro de Filipos, a mulher samaritana (vai, chama teu marido)

 

Bênção econômica.  Deus tem mais para nos dar do que podemos Lhe pedir.  Na mente de Deus está a abundância (criação – Apocalipse) – Bens e riquezas – Poder para adquirir riquezas.

 

Bênção espiritual.  Quando há unidade no casal há bênção (melhor são dois do que um).  Para apoiar-nos, levantar-nos.  Que Jesus esteja no centro (proteção)

 

Bênção física.  A medicina está nas chagas de Jesus Cristo – Orar um pela saúde do outro, pelos filhos e sua família. – Anular todo o argumento do diabo, em oração, sabendo que Jesus Cristo venceu.

 

2ª VERDADE.  “SEU MATRIMÔNIO É UM MILAGRE”

 

Definir milagre.

Falsos conceitos do matrimônio.  Gênesis: verdadeira história.

Quando se encontra a esposa acabam-se os “defeitos”.???

Abraão envia seu servo para buscar esposa para Isaque.

Servo (protótipo do Espírito Santo)

 

Milagre é um ato da vontade divina para mostrar aos homens que existem forças distintas e superiores às humanas e ensinar-nos através dele uma verdade mais profunda.  Deus opera o milagre por Sua soberana vontade e sempre nos transmite uma verdade de Fé. (Dicionário Bíblico Ilustrado).

 

Segundo alguns eruditos bíblicos, este servo é um protótipo do Espírito Santo que se incumbe de buscar a mulher ideal para cada filho de Deus e Ele próprio encarrega-se de preparar esse encontro maravilhoso, onde ambos compreenderão que foram criados um para o outro.

 

3ªVERDADE “VOCÊ CASOU-SE COM A PESSOA CERTA”.

 

Há homens e mulheres “ideais” em nossa mente.

Quando termina em divórcio é porque consentimos que casamos com a pessoa errada.???

Frequentemente entendemos que nos casamos com a pessoa indicada(certa), mas que há algumas situações que afetam a relação para que o casal possa realizar-se.

O que faz com que a pessoa altere sua atitude no casal?

 

Devemos entender que nos casamos com a pessoa certa, mas há algumas causas que afetam a relação para que não nos realizemos como casal.

 

Os ciúmes

Uma pessoa possuída pelo ciúmes não tem capacidade de amar.  A maioria das pessoas dão lugar em seu coração aos ciúmes em virtude de experiências negativas que tiveram no passado.

Um pessoa entregue aos ciúmes pode converter-se em alguém agressivo, violento, mau-gênio, amargurado, áspero, indiferente, etc.  Cairá em inúmeros erros que poderão destruir o lar.

Pode causar um desequilíbrio mental nas pessoas.

 

Infidelidade conjugal

 

Jó 31:1 “Fiz pacto com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem?”

 

A infidelidade conjugal é o mal do século XX, que está açoitando a família de hoje de forma terrível, e para confrontar este problema, o casal deve manter-se unido como nunca antes esteve.

 

Temperamentos mal canalizados

Creio que qualquer temperamento nas mãos do Senhor é transformado para o bem.

A irresponsabilidade

A crítica

As ocupações

Decisões tomadas unilateralmente

A falta de comunicação dentro do casal

A interferência dos sogros no lar

Pensar que casou-se muito jovem

 

            Bem, já vimos as causas e quando há um mal deve haver um remédio.  Qual seria o remédio?

 

O principal remédio para os lares que estão em crise é a oração.  A oração do casal em primeiro lugar e a oração que cubra toda a família.

 

4ª VERDADE. “O PERDÃO É O REMÉDIO PARA O MATRIMÔNIO”.  “O PERDÃO É A MEDICINA DO MANTRIMÔNIO”???

 

5ª VERDADE “PODEMOS SER FELIZES APESAR DOS ERROS”.

Novas criação (casais) em Cristo.

 

6ª VERDADE “CULTIVAR AMIZADE COM CASAIS CRISTÃOS”.

 

7ª VERDADE. “COLOQUE SEU MATRIMÔNIO A SERVIÇO DO SENHOR”.

 

Voltar